Nossa quarta jornada vai rumo a arte ainda desconhecida e
talvez mal compreendida para muitos de nós. Falo da arte abstrata, onde a
figuração e a representação da realidade ou do que chamamos realidade não é o
elemento principal da criação artística.
Muitos artistas em vários momentos da história tentaram se
afastar da representação formal procurando a abstração em sua poética.
Maravilhosas obras de arte foram produzidas valorizando as massas, texturas,
cores, luzes e sombras.
Em minha opinião, ao
mesmo tempo que nos afasta da figuração
nos remete a volúpias de interpretações, sentimentos e ansiosos olhares. A arte
abstrata nos leva a uma viagem de sensações visuais, ao deleite das formas
imaginárias, a leitura subjetiva de nossos sentimentos interpretativos.
Talvez por essa razão a arte abstrata ainda não seja tão
aceita nos meios acadêmicos. Talvez por isso, muitos ainda tenham o preconceito
quanto ao reconhecimento artístico destes artistas que tem a coragem de expor
sua alma, desejo, repúdio, paixão de maneira tão desnuda e corajosa.
O abstracionismo nos permite dialogar de maneira particular
com a obra e vivenciar uma experiência visual indispensável ao construir e
pensar artístico. Por esse motivo, resolvi neste momento apresentar um artista
que me comove muito em seu momento de criação pois utiliza da musica e de seus
ritmos fonte sensível de criação.
Para tanto posto esta semana dois vídeos do artista Jonas
Gerard para que todos vocês possam
desfrutar deste balé que ele realiza com seus pincéis. Bom percurso a todos e
não se esqueçam de postar suas atividades. Esta publicação estará aberta
somente até dia 07 de junho. Data esta que será postada nossa ultima
entrevista.
Com vocês: Jonas Gerard e seu belíssimo trabalho!
Atividade proposta:
1-
Depois de assistir aos dois vídeos, escolha um
artista abstracionista e fale um pouco sobre o trabalho dele. Não se esqueça de
indicar uma obra que tenha lhe chamado a atenção.
2-
Pesquise sobre a arte abstrata e dê sua opinião
a respeito do tema. Discurse sobre o que acha interessante e sobre como você
via antigamente e como vê, agora que conhece um pouco mais sobre o assunto, a
arte abstrata.
1) FRANZ MARC (1880-1916), pintor alemão, apaixonado pela arte dos povos primitivos, das crianças e dos doentes mentais, o pintor alemão Marc escolheu como temas favoritos os estudos sobre animais, conheceu Kandinski, sob a influência deste, convenceu-se de que a essência dos seres se revela na abstração. Uma de suas principais obras é “Little Yellow Horses”
ResponderExcluir2) Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata.
Na minha opinião esse estilo de arte tem uma grande importância,principalmente no campo das artes visuais.
Milena Alves nº22 1ºB
1-wASSILY KANDINSKY (1866-1944), pintor russo, antes do abstracionismo participou de vários movimentos artísticos como impressionismo também atravessou uma curta fase fauve e expressionista. Escreveu livros, como em 1926, Do ponto e da linha até a superfície, explicação mais técnica da construção e inventividade da sua arte. Dezenas de suas obras foram confiscadas pelos nazistas e várias delas expostas na mostra de "Arte Degenerada". Uma obra que me chamou atenção foi "Composição X" feito no ano de 1939
ResponderExcluir2-Arte Abstrata é uma forma de arte que não busca nem demonstra o mundo que está ao nosso redor. São obras que não representam objetos reconhecidos. A arte abstrata refere-se especialmente às formas de arte do século XX, quando a ideia da arte como imitação da natureza foi abandonada...
O que acho interessante sobre essa arte é que em muitas vezes o artista pode expressar suas idéias da forma que quiserem.
Antigamente achava que não havia sentido em algumas obras mas agora vi que os artistas expressão suas ideias e a natureza, muitas vezes.
Nome: João Vitor
n°: 8
série: 1°A
1- Jonas Gerard : Ele pinta o que sente, as emoções, se está com raiva, feliz, triste, demonstra tudo em sua arte. A obra que eu mais gostei foi a Falling Through porque foi a que eu mais consegui sentir o que ele sentiu.
ResponderExcluir2- A Arte abstrata para mim antes era um quadro qualquer que não tinha nada de mais além de cores "jogadas" porém agora que eu pesquisei sei que é um momento único para o pintor de expressar seus sentimentos.
Henrique P. Furlan N°6 1°A
1- Antônio Bandeira(1922-1967), Antônio Bandeira foi um pintor e desenhista brasileiro. É um dos mais valorizados pintores brasileiros e tem obras nas maiores coleções particulares e museus do Brasil e do mundo.Junto com Aldemir Martins, Inimá de Paula e outros, fez parte do Movimento Modernista de Fortaleza, nos anos 1940.Pioneiro do abstracionismo informal na pintura brasileira. É um dos fundadores do Centro Cultural Cearense de Belas-Artes – mais tarde Sociedade Cearense de Artes Plásticas. A obra que mais me chamou foi "Cair da Tarde".
ResponderExcluir2-Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata.
Na arte abstrata o artista trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesma obra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas.
Antigamente achava que a arte abstrata eram apenas rabiscos que não havia sentido, mas agora vejo que na arte abstrata o artista expressa sua emoções e sentimentos.
Nome: Larissa
N°: 16
Série: 1°B
1-VASSILY KANDINSKY (1866-1944), pintor russo, antes do abstracionismo participou de vários movimentos artísticos como impressionismo também atravessou uma curta fase fauve e expressionista. Escreveu livros, como em 1911, Sobre o espiritual na arte, em que procurou apontar correspondências simbólicas entre os impulsos interiores e a linguagem das formas e cores, e em 1926, Do ponto e da linha até a superfície, explicação mais técnica da construção e inventividade da sua arte. Dezenas de suas obras foram confiscadas pelos nazistas e várias delas expostas na mostra de "Arte Degenerada". Uma de suas obras: Sobre as pontas.
ResponderExcluir2- A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira não representacional. Antes não entendia o porque dessa arte, achava um pouco estranho. Mas hoje em dia conhecendo alguns artistas e pelo video comecei a admirar e ver a beleza que mostra nas telas através das diferentes cores e traços
Laura Gianezi n° 17 1°B
1- FRANZ MARC (1880-1916), pintor alemão, apaixonado pela arte dos povos primitivos, das crianças e dos doentes mentais, o pintor alemão Marc escolheu como temas favoritos os estudos sobre animais, conheceu Kandinski, sob a influência deste, convenceu-se de que a essência dos seres se revela na abstração. A admiração pelos futuristas italianos imprimiram nova dinâmica à obra de Marc, que passou a empregar formas e massas de cores brilhantes próprias da pintura cubista.Os nazistas destruíram várias de suas obras. As que restaram estão conservadas no Museu de Belas-Artes de Liège, no Kunstmuseum, em Basiléia, na Städtische Galarie im Lembachhaus, em Munique, no Walker Art Center, em Minneapolis, e no Guggenheim Museum, em Nova York. Uma de suas principais obras é Raposas (1913).
ResponderExcluir2- A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. Quando a significação de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a sua obra à realidade visível, ela passa a ser abstrata.
O Abstracionismo apresenta várias fases, desde a mais sensível (sentimentos e emoções) até a intelectualidade máxima.
Nome: Lucas
Nº: 18
Série: 1º B
Caro Lucas,
ExcluirFaltou seu comentário a respeito do que você acha da arte abstrata!
Até a próxima!
Prof. Leila
1-Kasimir Malevich(1878-1935), pintor russo. Fundador da corrente suprematista, que levou o abstracionismo geométrico à simplicidade extrema. Foi o primeiro artista a usar elementos geométricos abstratos. Procurou sempre elaborar composições puras e cerebrais, destituídas de toda sensualidade. O "Quadro negro sobre fundo branco" constituiu uma ruptura radical com a arte da época. Pintado entre 1913 e 1915, compõe-se apenas de dois quadrados, um dentro do outro, com os lados paralelos aos da tela.Umas das suas obras foi a Suprematism.
ResponderExcluir2-Arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno em que os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. O formato tradicional (paisagens e realismo) é deixado de lado na arte abstrata.Eu particulamente acho muito interesante pois o arte abstrata, como toa a arte é uma forma de expressão, porem na arte abstrata as coisas são mais ''livres''.
Ana Carollina, N°1, 1° A
1) Franz Marc filho de pintor, nasceu em 1880, em Ried, próximo de Munique, na Baviera. Em 1900, ingressou na Academia de Belas-Artes de Munique onde estudou pintura. Estabeleceu-se em Paris em 1903 e desenvolveu trabalhos que revelam influência tanto do Impressionismo como do movimento do Jugendstil que marcou a sua formação em Munique. Uma das suas principais obras é "The fate of animals."
ResponderExcluir2)A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior, Surge a partir das experiências das vanguardas europeias, que recusam a herança renascentista das academias de arte, em outras palavras, a estética greco-romana.O que é interessante na arte abstrata são as cores e as obras parecem ser reais.Antigamente eu não sabia o sentido delas, não sabia o que significa, não sabia o porquê daquela obra, hoje eu vejo que o artista quer dar um destaque a existência da natureza, como misturando as cores e ele também quer mostrar o que realmente está acontecendo com ele.
Gabriela Alves Carnetta
N°9
1°EMB
1:Ivan Serpa (Rio de Janeiro-RJ, 1923 — Rio de Janeiro-RJ, 1973), foi um pintor e desenhista brasileiro.
ResponderExcluirIvan Ferreira Serpa (Rio de Janeiro, 1923 – Rio de Janeiro, 1973) foi pintor, desenhista, professor e gravador. Ainda jovem, foi convidado pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro para dar aulas livres de pintura para crianças.
Mais conhecido como um dos primeiros abstrato-geométricos do Brasil, teve, em 1996, suas obras apresentadas na exposição Tendências Construtivas no Acervo do MAC – USP.
Uma de suas obras
Faixas Ritmadas
2: Pra mim a arte abstrata era apenas uma mistura de cores que nao representavam nada mas agora sei que na verdade e feita e inspirada no intuito do artista.
Bruno Schincariol N°3 1°B
1)VASSILY KANDINSKY (1866-1944), pintor russo, antes do abstracionismo participou de vários movimentos artísticos como impressionismo também atravessou uma curta fase fauve e expressionista. Escreveu livros, como em 1911, Sobre o espiritual na arte, em que procurou apontar correspondências simbólicas entre os impulsos interiores e a linguagem das formas e cores, e em 1926, Do ponto e da linha até a superfície, explicação mais técnica da construção e inventividade da sua arte. Dezenas de suas obras foram confiscadas pelos nazistas e várias delas expostas na mostra de "Arte Degenerada". Uma de suas principais obras foi Sobre as "Pontas".
ResponderExcluir2)A arte abstrata ou abstracionismo era para mim como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representava objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, eu entendi, que usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional".
Nome: Ygor Eduardo Ramos Santi
Nº 26 1º B
1- Jonas Gerard: Ele tem uma agilidade impressionante, em cada pintura pode-se perceber a emoção do momento, a cada pincelada ele traz intensos sentimentos diferentes a sua obra.
ResponderExcluirA obra que eu mais gostei foi Falling Through pela interação e grande quantidade de cores.
2- Antes, pra mim, arte abstrata era muitas pessoa tentando decifrar o que um artista tinha sentido, mas agora entendo na opinião do artista que a arte abstrata é a melhor forma de expressão.
Bruno Pellicci N°2 1°B
1- Jonas Gerard : A grande dica para ele, a qual é citada no vídeo, é deixar as emoções tomar conta de você. O trabalho dele é apreciado pelo mundo todo devido a ele pintar com as suas emoções independente de quais forem tristeza, raiva, felicidade etc.
ResponderExcluirA obra que me chamou a atenção foi Quelle Belle Grandeu a qual as cores estão bem distribuídas e pouco trabalhadas trazendo uma característica indescritível para sua emoção no momento.
2- Antes não era interessado em arte abstrata, pois pensava que qualquer pessoa poderia faze-la, porem hoje percebo que até nas coisas aparentemente mais simples precisa-se de criatividade e habilidade.Alem da arte abstrata também precisar do uso da emoção .
Thiago Pellicci nº20 1EM A
1 - Wassily Kandinsky, foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa. A obra Composition VIII me chamou atenção por causa do uso massivo de figuras geométricas, se diferenciando das outras perguntas
ResponderExcluir2 - Eu sempre vi um borrão na tela quando olhava para uma pintura abstrata, e ainda vejo um monte de tinta espalhada, mas eu percebo que aquilo é a expressão e imaginação do artista, o que se passa na mente dele
Henrique Megid N° 13 1°B
1- VASSILY KANDINSKy, pintor russo. Escreveu livros, como em 1911, Sobre o espiritual na arte, em que procurou apontar correspondências simbólicas entre os impulsos interiores e a linguagem das formas e cores, e em 1926, Do ponto e da linha até a superfície, explicação mais técnica da construção e inventividade da sua arte. Dezenas de suas obras foram confiscadas pelos nazistas e várias delas expostas na mostra de "Arte Degenerada".
ResponderExcluir2-A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira "não representacional". Surge a partir das experiências das vanguardas europeias, que recusam a herança renascentista das academias de arte, em outras palavras, a estética greco-romana.
NOme: Marcella Eburneo Ripoli
Numero: 21
Serie: 1 B
Marcella,
ExcluirQue pena, faltou sua opinião a respeito da arte abstrata.
Abraços
Prof Leila