quinta-feira, 26 de abril de 2012

Entrevista - 02


Queridos alunos dos 1º anos do Ensino Médio,
Nossa entrevista de hoje  é com o Robert  um  grande artista e diretor de arte com quem tive o prazer de trabalhar no Bossa Convida em 2011. Espero que vocês curtam nosso bate papo e elaborem uma excelente atividade.

Beijinhos a todos e bom feriado!



Robert


1-     Você poderia fazer uma breve descrição sobre sua trajetória no teatro?
- Meu primeiro contato com o teatro foi no La Salle no primeiro colegial onde participei de algumas montagens da Cia de Artes Cênicas que era dirigida pela Marly Bonome. Com tempo conheci outros grupos que na época atuavam na cidade e acabei trabalhando com todos eles em algum momento. Quando terminei o colegial fiquei em Botucatu por um tempo dando aulas de inglês e me afastei um pouco da atividade teatral, mas sempre ia ver os ensaios dos amigos e acompanhava os trabalhos. Retomei alguns anos depois em uma oficina coordenada pelo o Kim Marques que resultaria na montagem da peça "As Cósmicas". O processo envolvia um elenco numeroso e teve um papel significativo não só na minha trajetória, como na de muitas outras pessoas. Foi nesse momento que resolvi me dedicar ao estudo do teatro. Entrei no curso de formação de atores do Conservatório de Tatuí e lá tive a oportunidade de aprender muito sobre todas as áreas de atuação do teatro, porque além do curso eles ofereciam várias oficinas técnicas. Participei de praticamente todas, mais ativamente nas de iluminação e direção. Isso contribuiu muito para que eu descobrisse exatamente o que eu queria fazer dentro do teatro. Assim que terminei o curso fui pra São Paulo e trabalhei com algumas companhias como iluminador e assistente de direção, entre elas a Cia Pessoal do Faroeste que na ocasião fora premiada no primeiro edital da Lei de Fomento ao Teatro. Nessa época, nas minhas idas e vindas para Botucatu, montei uma peça com a minha irmã para participar de um festival que seria realizado na cidade. A peça, "Um dia de semana qualquer", marca o nascimento da Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos, que anos mais tarde seria o motivo da minha permanência em Botucatu. Por um tempo fiquei alternando morada entre Botucatu e São Paulo, mas as atividades dos Notívagos Burlescos cresceram tanto que tive que abandonar as viagens constantes. Hoje o grupo mantém uma associação dedicada à difusão do conhecimento teatral que oferece oficinas e workshops e através do Projeto Cultura Viva do Ministério da Cultura mantém o Ponto de Cultura Espaço dos Notívagos.

2-     Você poderia apresentar o grupo Notívagos Burlescos e descrever um pouco das atividades desenvolvidas? Conte um pouco sobre o prêmio que ganharam.
- Hoje os Notívagos são divididos em duas frentes: a Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos, o grupo de teatro que trabalha profissionalmente com a montagem de espetáculos, e a Associação Teatral Notívagos Burlescos, que realiza oficinas, cursos, núcleos de estudo e montagens para seus associados. No nosso ciclo semestral de atividades contamos com: Oficina de Iniciação Teatral, Oficina de Interpretação, Oficina Ator e Treinamento, Núcleo de Improviso,  Núcleo de Estética Teatral, Núcleo de Vídeo, Núcleo de Trilha Sonora e Sonoplastia e Núcleo de Prática Musical. Essas oficinas também são mantidas  pelo Projeto Cultura Viva, que também está nos permitindo equipar o espaço com computadores, equipamento de som e luz, livros e outros materiais.

3-     Quais são as influências artísticas que povoam seu trabalho?
- Minhas influências são bem heterogêneas e vão além do teatro. Amo cinema e quadrinhos e essas linguagens influenciam muito no meu trabalho como diretor, iluminador e dramaturgo. Também gosto muito de música e ela interfere diretamente no meu processo criativo. É uma injustiça, por que muita coisa fica de fora, mas cito alguns. No teatro: Bertold Brecht, Friedrich Dürrenmatt e Mario Bortolotto. No cinema: Stanley Kubrick, Federico Fellini, Woody Allen, Charlie Kaufman e Tim Burton. Nos quadrinhos: Alam Moore e Laerte. Na literatura: Julio Cortázar, Ítalo Calvino, Douglas Adams e John Fante. Com música fica mais injusto ainda, então vou citar o que tenho ouvido mais ultimamente: Ben l´Oncle Soul, Olivia Ruiz e Zeca Baleiro.

4-     E dos Notívagos Burlescos?
- A trilogia de espetáculo Ana Rosa, Mirabelli e Fidelis é muito influenciada pelo trabalho do Brecht e das montagens "Arena conta..." do Teatro de Arena. Teatro Épico e Narrativo. Sempre utilizamos técnicas de improviso na criação de peças e atualmente temos trabalhado muito com uma chamada Campo de Visão,  desenvolvida pelo Marcelo Lazzaratto, professor da UNICAMP e diretor da Companhia Elevador de Teatro Panorâmico.

5-     Como você vê o teatro hoje em dia no cenário artístico nacional?
- Nacionalmente falando não posso dizer com toda certeza. Estou mais inteirado da produção paulista de teatro. Grande parte do movimento teatral nacional está concentrado na cidade de São Paulo e não sei dizer se isso é bom ou ruim.  Em função do grande mercado de trabalho estar na capital, muitos profissionais acabam permanecendo por lá e isso acaba de certa forma prejudicando a atividade no interior. Felizmente nos últimos anos a atividade teatral no interior do estado vem ganhando força. Participamos recentemente do Projeto Ademar Guerra da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e pudemos conhecer vários grupos do estado. Percebi que existem vários grupos com trabalhos muito interessantes por aí. Penso que precisamos de mais ações do poder público que os fortaleça, promovam um intercâmbio maior entre eles e fomente a atividade onde ela não exista. Uma cidade sem um grupo de teatro é praticamente uma cidade sem alma.
Nota: Gostaria de agradecer imensamente sua contribuição para nosso Blog e ressaltar nossa admiração e respeito ao grande trabalho que você a frente da Associação Notívagos Burlescos desenvolvem para a cultura de Botucatu. O nosso muito obrigado!

Atividade Proposta:
1-  Com base na entrevista acima discurse sobre o que chamou mais atenção nas palavras de nosso entrevistado.
2-      Leia o texto de apoio e aponte as características mais significativas do teatro épico de Berthold Brecht.

72 comentários:

  1. 1 – O que mais me chamou atenção foi que ele começou a gostar (praticar) o teatro no colégio La Salle.

    2 – Características mais significativas do teatro épico do Berthold Brecht: Trata-se do resgate de um termo antigo para conceituar uma nova linguagem cênica. Essa é substancialmente organizada a partir de textos que abordam os conflitos sociais sob uma leitura marxista, encenados pelo método do Distanciamento.

    João Victor 11
    1°C

    ResponderExcluir
  2. 1- O que mais me chamou a atenção foi o fato de que o meu estado ser um dos mais “desenvolvidos” na parte de teatro se no estado e capital de São Paulo, e cada vez mais vem ganhando força, participando de projetos e conhecendo cada vez mais o teatro de todos os lugares do Brasil e também tendo experiências para depois transmitir para o público, vários conhecimentos.
    2- No teatro Épico a característica é por ser uma peça mais instrumental,que é ligada a uma técnica narrativa do espetáculo, os significados disso são : uma interligação entre o público e os atores e a música comunicando entre os dois, temos também a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a posição do ator como aquele que critica as ações da personagem que interpreta, e também participa da história.
    Fernanda Delevedove 1ºC

    ResponderExcluir
  3. 1. O trecho que mais me chamou a atenção está no item 5 no qual ele fala sobre suas influencias,na qual cita cinema,quadrinhos e musica,me chamou a atenção pois se assemelha muito a mim.
    2. "a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um agente da história."

    João Cintra, no. 11, 1o. EM B

    ResponderExcluir
  4. O diretor Robert vem acumulando conhecimento de vários locais e oficinas e aproveita grande parte das oportunidades que surgiram em sua vida. Pelo fato de grande parte do conteúdo teatral se localizar em grandes cidades como São Paulo por razão simples como maior quantidade de emprego disponível e maior quantidade de oficinas, uma parte de sua vida ficou variando de moradia entre Botucatu e São Paulo.
    A sua permanência em Botucatu aconteceu por causa dos Notívagos Burlescos, grupo em que oferece várias oficinas ensinamentos para o teatro. O grupo tem uma ajuda do “Projeto Cultura Viva” que possibilita melhorias no ambiente em que trabalham com computadores, equipamentos de luzes e sons, livros etc.
    O diretor tem grande influência de outros diretores, músicos, escritores, mas como são muitos não consegue colocar todos em suas peças, o que é uma pena.
    Notívagos Burlescos trabalha muito na produção de peças com improvisos e atualmente com “campo de visão”.
    A arte no interior é pequena nos dias de hoje por motivos já citados acima, mas com intercâmbios entre esses grupos de teatros, maiores quantidades de eventos e maior interesse da população é possível fazer com que os pequenos grupos de teatro cresçam e trazendo mais cultura e entretenimento para a população do interior.


    Henrique Franco Ricchetti 1ºC

    ResponderExcluir
  5. (: fato de que o meu estado é um dos melhores na parte de teatro, e cada vez mais vem ganhando força,participando de projetos e conhecendo cada vez mais o teatro de todos os lugares do Brasil e também tendo experiências para depois transmitir para o público muitos conhecimentos.
    (: Teatro Épico a característica é por ser uma peça mais instrumental,que é ligada a uma técnica narrativa do espetáculo..Características mais significativas do teatro épico do Berthold Brecht: Trata-se do resgate de um termo antigo para conceituar uma nova linguagem cênica.
    Giovana Chiri 1ºC

    ResponderExcluir
  6. 1- O que me chamou a atenção foi que o meu estado é um dos mais desenvolvidos, no teatro no estado e capital de São Paulo, e a cada vez vem ganhando força, participando de projetos e conhecendo mais o teatro de todos os lugares do Brasil e tendo experiências para transmitir para o público, vários conhecimentos.
    2- O teatro Épico é caracterizado por ser uma peça instrumental,que é ligada à técnica narrativa do espetáculo, os significados são :A interligação entre o público e atores e a música comunicando entre os dois, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a posição do ator como aquele que critica as ações da personagem que interpreta, e tparticipa da história.
    Henrique Batista
    Nº7
    Série:1C

    ResponderExcluir
  7. 1- O que me chamou atenção foi que as influências dele são bem diferentes e vão além do teatro. Ele gosta muito de cinema e quadrinhos e essas linguagens influenciam muito no trabalho dele como diretor, iluminador e dramaturgo. E a musica interfere diretamente no seu processo criativo.

    2- Utiliza uma série de instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo.
    O teatro épico, tendo um caráter demonstrativo, usa muitos elementos visuais e não só literários.
    Valoriza-se o conjunto do grupo como autor e a especificidade de cada integrante os atores cantam, tocam e falam de si.

    Matheus Raetano, nº20, 1º B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua observação Mathes, o artista sempre bebe em mais de uma fonte para construir sua personalidade artística(poética pessoal). Abraços!

      Excluir
  8. Me chamou a atenção o fato dele ter contribuído para o desenvolvimento cultural do interior do estado,especialmente na nossa cidade, pela sua participação no grupo Notívagos Burlescos, trazendo força ao teatro no interior, que se concentra em São Paulo.
    O teatro épico tem o objetivo de despertar o espírito crítico do espectador. Tem como característica o aspecto narrativo do espetáculoe a participação do público juntamente com os atores.

    Rodrigo 1°C

    ResponderExcluir
  9. 1 ) O mais interessante é que mesmo recebendo propostas para ir para fora de uma cidade do interior, Robert continuou em Botucatu.
    Como ele mesmo citou na entrevista, os núcleos de teatro são muito maiores em São Paulo, tendo até mais destaque, enquanto aqui o teatro não era tão valorizado na época, eu suponho.
    E mesmo assim, ele apostou no crescimento da Quadrilha de Teatro Notívagos burlescos, que hoje é grande grupo.

    2) O teatro épico visava o entreterimento que fazia pensar. Algo que divertia o público, e instigava a indagação.
    Como suas peças representavam os acontecimentos contemporâneos, havia a mudança de tempo e espaço.
    E o dramaturgo tinha como papel era desalienar o homem, que naquela sofria com o fordismo e toyotismo dominante na sociedade.
    Tinha influência nas ideias marxistas, e o atores interagiam com o público, sendo eles críticos e ao mesmo tempo agentes.
    A música se fazia essencial, assim como a estrutura propria do palco.
    O coringas, coros e protagonistas são atores que trocam constantemente de papéis (pode-se observar isso na peça Fidelis, de forma simples e natural).

    Micaela nº 19 1ºC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente argumentação sobre o teatro épico. Parabens!

      Excluir
  10. 1. O que me chamou atenção foi sua mudança radical de carreira, se interessando na arte teatral.

    2. A comunicação direta entre ator e público, Utiliza uma série de instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo.

    Leonardo de Oliveira nº 16 - 1ºB

    ResponderExcluir
  11. 1-O que mais me chamou atenção foi que o primeiro contato que ele teve com o teatro foi no colegio La Salle no primeiro ano do ensino medio(no mesmo colegio q eu estudo e com a minha idade)onde ele participou da cia de artes cenicas,dirigida por Marly Bonome.

    2-As carateristicas mai significativas do teatro épico de Marly Bonome são: a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um agente da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O teatro épico é uma ação desenvolvida por Berthold Brecht.

      Excluir
  12. 1. Me chamou a atenção nas palavras do entrevistado o item um..por dois motivos. 1. Sua trajetória no teatro é bem exótica ao meu ver 2. Ele ter começado sua carreira em um lugar tão proximo a nós(Colégio La Salle)

    2.peça mais instrumental,comunicação Ator-publico, e fazer uso em grande quantidade de elementos visuais

    Julia Mazzini,n° 12, 1° B

    ResponderExcluir
  13. 1. A parte que mais me chamou a atenção está presente no item 4 porque faz o contrario do normal, que seria dizer quais sao as influencias sofridas NO trabalho de Bretch,nesse caso,toca-se no ponto e cita-se os trabalhos que são INFLUENCIADOS por Bretch.

    2. a ruptura de tempo-espaço entre as cenas e usa não somente elementos literarios mas usa também os visuais.

    Andressa Marques Guimarães, nº: 4/ 1º B

    ResponderExcluir
  14. 1- "Uma cidade sem um grupo de teatro é praticamente uma cidade sem alma." Realmente, eu penso que uma cidade sem teatro é uma cidade sem cultura. Apesar de nunca ter ido a um, imagino como deve ser. E é muito importante que os grupos teatrais das cidades se conheçam, para expandir essa arte não só interiormente, mas para o exterior do país também. Tenho interesse, mas preguiça em teatro, o que me leva a dizer poucas palavras. As pessoas deviam se interessar mais pelo teatro e fazer essa arte crescer mais e mais...

    2- O Teatro Épico utiliza uma série de instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, onde os mais significativos são: a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um agente da história.

    Alfredo, Nº 1, 1º B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite o interesse agora e vá assistir a uma peça de teatro. É pura magia, você vai amar. Tenho certeza.Abraços!

      Excluir
  15. O que mais me chamou a atenção foi o fato de ele ter estudado no colégio la salle, que diferentemente de hoje em dia, estimulava a arte em vários aspectos no colégio, como por exemplo o teatro.
    Outra coisa que me chamou a atenção foi grupo Notívagos Burlescos que tem várias oficinas de teatro e estimula muito esse tipo de arte entre os jovens.

    2- O tatro epico usa varios instrumentais, para deixar a narrativa melhor. A musica é usada como comentario de alguma fala.
    O teatro usa varios recursos visuais, e valoriza muito o conjunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Humberto, acredito que você não esteja por dentro das atividades desenvolvidas no seu colégio, pois ainda sim temos oficinas que estimulam o contato com a arte. Em sala de aula, os alunos hoje em dia experimentam várias linguagens de arte tais como dança, teatro, música e artes visuais. Além disso, temos 2 grupos de teatro e aulas de flauta para os interessados, além do nosso blog que nos permite contato com diferentes artistas e sua arte. Boa semana!

      Excluir
  16. 1) Achei muito interessante a trajetória percorrida por Robert, desde os tempos de escola e em todos os setores do teatro até que ele alcançasse a versatilidade que exerce nos dias de hoje. Utiliza a influência de vários setores para suas criações.
    2) Uma nova linguagem cênica; o emprego da música comentando a ação, a troca de cenas e de papéis entre os atores; o ator sendo crítico de seu próprio personagem; uma maior interação entre ator e público.

    Giovana C. Spadotto
    nº 10 - 1º ano B

    ResponderExcluir
  17. 1- O que se destaca nos Notívagos é que além de ser um grupo teatral, é um meio de se aprofundar na história do teatro, que também oferece oficinas e workshops que são mantidos pelo Projeto Cultura Viva. O grupo também trabalha com as técnicas de improviso na criação das peças, deixando-as mais dinâmicas.

    2- O teatro épico de Brecht tem influência marxista, propondo-se colaborar com a transformação da sociedade através da reflexão e análise das relações fundamentais de produção. Pois o teatro brechtiano tem como objetivo a tomada de posicionamento crítico e a reflexão e análise, por parte dos espectadores, dos dados fornecidos pela história narrada.
    Tem como pressuposto o distanciamento, ou seja, admite um afastamento entre ator e personagem, e espectador e história narrada, sendo assim possibilitada uma interpretação mais real e racional da realidade apresentada, evitando o sentimentalismo e apego emocional.

    Linan Tsai Sun nº15 1ºC

    ResponderExcluir
  18. O que mais me chamou atenção foi que Robert teve o primeiro contato com o teatro no La Salle. Pois mostra que a nossa escola tem grande estrutura para formar grandes pessoas no futuro. Mostra também a grande cultura que aprendemos estudando lá.
    O que também me chamou a atenção foi que depois que Robert acabou o colegial ele se afastou um pouco do teatro e após de retomar alguns anos depois em uma oficina coordenada pelo o Kim Marques, ele resolveu se dedicar ao teatro.
    azs característiucas são

    -
    O Teatro Épico utiliza uma série de instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, onde os mais significativos são: a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um agente da história

    -Trata-se do resgate de um termo antigo para conceituar uma nova linguagem cênica. Essa é substancialmente organizada a partir de textos que abordam os conflitos sociais sob uma leitura marxista, encenados pelo método do Distanciamento

    -O emprego da música como comentário, a constante troca de papéis entre os atores e os saltos no desenvolvimento da trama são alguns dos recursos mais utilizados.

    -A montagem de uma peça com muitos personagens por um elenco reduzido, o que obriga o diretor a lançar mão de signos-chaves para identificar os personagens.

    Geórgia Nahás . 1°C

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. 1) Me chamou atenção o fato de ele ter estudado no mesmo colégio que nós, viver praticamente no mesmo ambiente e mesmo assim desenvolver um gosto tão grande pelo teatro e pelas artes, e ter força para acreditar que seu sonho poderia dar certo.Acredito que muitos, quase todos, temos algum dom para alguma area das artes, que é muito extensa, mas as vezes por falta de incentivo e por medo tendemos a pensar que artes em geral não são profissões "sérias". Admiro isso em Robert, e admiro ainda mais o fato dele ter criado o grupo de teatro "Notívagos Burlescos", pois tenho amigos que participam desse grupo. Inclusive, já fui ver algumas peças, e estas são muito interessantes.

    2)O Teatro Épico utiliza instrumentais ligados à técnica narrativa do espetáculo. Os mais importantes são: a comunicação direta entre o ator e o público, a música como comentário da ação do ator, a exposição do sofrimento e a postura do ator como um crítico das ações do próprio personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, qualquer profissão é digna, quem as torna sérias somos nós quando trbalhamos com ética e comprometimento. Beijinhos!

      Excluir
  21. 1)Achei interessante que seu primeiro contato com o teatro tenha sido no La Salle, assim tao novo, e que com o tempo isso tenha se tornado seu trabalho de verdade; e que mesmo depois de ter dividido seu tempo entre Sp e Botucatu, sua permanência por aqui tenha acontecido por causa dos Notívagos Burlescos. Isso nos mostra que o teatro regional daqui cada vez mais vem ganhando força.

    2)As carateristicas significativas do teatro épico de Marly Bonome seriam principalmente a comunicação direta entre ator e público,e a utilizaçao uma série de instrumentos que sao diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo...

    ResponderExcluir
  22. 1) Primeiramente, o que mais me chamou a atenção nas palavras do entrevistado foi o fato de ele ter tido o primeiro contato com o teatro no Colégio La Salle. Outra coisa que me chamou muita atenção foi a última frase do entrevistado, onde ele afirma “ Uma cidade sem um grupo de teatro é praticamente uma cidade sem alma.”
    2) As características mais significativas do teatro épico de Berthold Brecht são: A comunicação direta entre autor e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espraço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do autor como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um agente da história.

    ResponderExcluir
  23. 1)O que me chamou mais atenção foi o fato de que Robert ja estudou no La Salle e tambem de que o teatro no estado de São Paulo esta bem desenvolvido.
    2)O teatro épico mostra ao público que aquilo que é visto no palco é encenação, teatro e não uma cópia, necessariamente fiel, da realidade que vivemos no dia-dia, dispensando dramas psicológicos dependentes de relações inter-humanas individuais. Incita seu público, não a anestesiar-se num mero entretenimento oriundo de identificação emocional, mas sim à descoberta de amplas visões representadas em meio à questões e contextos do toda uma sociedade. Uma expressão artística de função social. O ator épico relaciona-se livremente com a platéia, inclusive expondo seu próprio ponto de vista, transitando entre representar sua “máscara”, seu personagem e dialogar com o espectador.

    Diego Chirinéa
    Número 7
    1 ano A

    ResponderExcluir
  24. 1 eu achei muito interessante o intrevistado ter o seu primeiro contato com a arte (teatro) no colegio la salle de botucatu. e o fato que sao paulo é um dos estados mais desenvolvidos no assunto (fato que eu desconhecia)
    2 o uso de instrumento para melhorar a narrativa, uma interação do povo,

    FELIPE CASTRO 9°A N°8

    ResponderExcluir
  25. 1)A parte que mais chamou minha atenção foi quando ele disse que seu primeiro contato com o teatro foi aqui no nosso colégio, e tambem dele ter dito que São Paulo é bem desenvolvido quando o assunto é principalmente teatro.

    ResponderExcluir
  26. 1)o que mais me chamo atenção é que ele se interresou no teatro desde cedo e em tao pouco tempo se tornou um otimo diretor de arte, eu ja conhecia seu trabalho e adimiro muito...
    2)As características mais significativas do teatro épico de Berthold Brecht sao a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um agente da história

    Laís 1°B n°13

    ResponderExcluir
  27. 2) O Teatro Épico utiliza uma série de instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, onde os mais significativos são: a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um agente da história.

    ResponderExcluir
  28. 1-o que mais me chamou a atenção foi de que ele teve seu primeiro contato com o teatro no colégio La Salle e a de sua historia que mesmo tendo ficado muito tempo fora dos teatros voltou a traz.
    2-Este autor era mais um pensador prático, que sempre recriava suas peças no intuito de aperfeiçoá-las. Pois era através delas que toda sua teoria, crítica e pensamento seriam expostos.
    É só através da atitude dos atores, do cenário, da música, dos sons e até do silêncio que seu pensamento se completa, só através destes elementos que seu texto causará o efeito desejado, caso o contrário não causará o impacto devido.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  30. 1- O que mais achei interessante sobre o diretor de teatro, é que ele começou no La Salle, em uma pequena cidade. Assim, comprovando que todos nós temos as mesmas oportunidades de crescer assim como ele, ser reconhecido na sociedade atual. Nós temos as mesmas oportunidades que as dele, só basta força de vontade e muito desempenho para ser um indivíduo importante.

    2-As características mais significativas do teatro épico de Berthold Brecht são: a ultilização de instrumentos ligados a narração do espetáculo, a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um agente da história

    Liara Takegawa
    N°18
    1° B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Liara, concordo com você! As oportunidades são para todos! Temos que correr atrás de nossos sonhos. Abraços!

      Excluir
  31. 1- O que mais me chamou atenção foi ele ter iniciado no teatro tão cedo e no Colégio La Salle e também de São Paulo ser desenvolvido no conceito de teatro.

    2- As características mais marcantes nele,são que ele se comunica diretamente com o público (personagem-platéia) e, o uso de instrumentos durante a narrativa, que acaba a diferenciando.

    Leonardo nº19 1ºA

    ResponderExcluir
  32. 1- O que mais me chamou atenção na entrevista foram os projetos dos Notívagos Burlescos. Até então, eu não conhecia esse grupo. E fico feliz em saber, que em Botucatu, há uma companhia de teatro que, além de trabalhar profissionalmente através dos espetáculos, também realiza cursos e oficinas, e dessa forma colabora com a difusão cultura em nossa cidade.
    2- No teatro épico podemos ressaltar alguns recursos mais utilizados, como, por exemplo, o emprego da música como comentário, a constante troca de papéis entre os atores e os saltos no desenvolvimento da trama. Além disso, há a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um agente da história, e, por último, influencias das idéias marxistas.
    Daniela Chiloff - nᵒ 6 - 1⁰A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, no link do papel de parede tem os contatos com o grupô. Aproveite e vá conhece-los pessoalmente. Quem sabe você não se interessa por alguma oficina. Beijinhos!

      Excluir
  33. Apesar de, infelizmente, não ter tido a oportunidade de assistir uma peça da companhia, conheço e já li sobre os Notívagos Burlescos. Na entrevista com Robert, portanto, me chamou a atenção a revelação de que o grupo nasceu após a peça “Um dia de semana qualquer”, criada a fim de participar em um festival em Botucatu.

    No teatro Épico, é possível observar a preocupação com a distribuição dos personagens no palco, com a interação da platéia à cena e com a iluminação. Percebe-se, também, o uso da música constantemente. Para mim, a graça do teatro Épico encontra-se no desafio de representar peças com vários personagens por um elenco composto por poucos atores.



    Beatriz Lourenção, 1º A, nº 3

    ResponderExcluir
  34. 1- O que mais achei interessante foi que um ótimo diretor de artes teve seu primeiro contato com o testro no colégio La Salle e que o teatro em São Paulo está bem desenvolvido.


    2- O Teatro Épico utiliza uma série de instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, onde os mais significativos são: a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um agente da história.

    Beatriz Mazzon
    Nº05
    1ºB

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  36. 1- O que mais chama a atenção no texto, é o fato do Robert ter começado seus passos no La Salle e desde cedo ter procurado o melhor e melhorar seus pontos da aprendizagem, e nos da mais intuito e vontade de nos esforçarmos mais, pois sabemos que se isso ocorrer, temos chance de ser uma boa pessoa na vida.
    2- As principais características são: o uso dos intrumentos nas narrações teatrais, a proximidade do autor e do público, a música como comentário da ação, a exposição do urdimentosm das coxias e do aparato, a crítica do autor nos personagens interpretados, e como um agente da história.
    Gabriel Caldas 1ºA nº11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande comentário. Existem valores que levamos para toda vida junto com o conhecimento que adquirimos em nossa vida acadêmica. Parabens pela conscientização! Abraços.

      Excluir
  37. 1-O que mais chama atenção na entrevista, é que Robert começou sua historia no teatro no La Salle e que seu interesse pelo teatro começou no 1° ano do ensino médio, onde muitas pessoas não se interessam muito pelo teatro por não ter o contato com o trabalho.

    2-2-O Teatro Épico de Berthold Brecht utiliza uma série de instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, onde os mais significativos são: a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um agente da história.

    Lucas Boretti , nº17 , 1°C

    ResponderExcluir
  38. 1-
    Achei interessante ele ter tido o primeiro contato com o teatro no La Salle, e também achei legal ele ter montado uma peça com a irmã dele para participar de um festival.
    2-
    O Teatro Épico usa varios instrumentos que são ligados a narrativa do espetáculo.Os mais importantes são a relação (comunicação) entre ator e público,a música como comentário, entre outros.

    Rubens" Ðavanso 1ºAno B Nº 23

    ResponderExcluir
  39. 1-O que achei mais interessante foi que ele começou a ter contato com o teatro no La Salle e o desenvolvimento dessa arte em São Paulo.
    2-O teatro Épico é caracterizado por ser uma peça instrumental,que é ligada à técnica narrativa do espetáculo,onde os mais significativos são:a comunicação direta entre o ator e público,a música como comentário da ação,a ruptura de tempo-espaço entre as cenas,a exposição do sofrimento e a postura do ator como um crítico das ações do próprio personagem.
    Letícia Alves Mariano
    Nº17
    1ºB

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  41. 1- O que mais me chamou atenção foi ele ter iniciado no teatro tão cedo e no Colégio La Salle e também de São Paulo ser desenvolvido no conceito de teatro.
    2-Este autor era mais um pensador prático, que sempre recriava suas peças no intuito de aperfeiçoá-las. Pois era através delas que toda sua teoria, crítica e pensamento seriam expostos.
    É só através da atitude dos atores, do cenário, da música, dos sons e até do silêncio que seu pensamento se completa, só através destes elementos que seu texto causará o efeito desejado, caso o contrário não causará o impacto devido.

    Henrique Chiang 13 - 1ºA

    ResponderExcluir
  42. 1- O que mais me chamou atenção sobre este diretor, foi o fato de ele ter começado no Colégio La Salle, em uma cidade interiorana. Ele citou na entrevista que em São Paulo está o maior núcleo de teatro, mas mesmo assim optou pela nossa cidade. Desta maneira, podemos perceber que todos nós temos oportunidade de ser um profissional competente e sociável. Para isso, precisamos de esforço e vontade.

    2- O Teatro Épico utiliza uma série de instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, onde os mais significativos são: a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um agente da história.

    Mariana Gallo
    Nº22 1ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto mesmo Mariana. Oportunidade não faltará. Temos que correr atrás de nossos sonhos e fazer de tudo para realiza-los. É muito bom quando trabalhamos com que gostamos realmente. Beijinhos!

      Excluir
  43. O que me chamou atenção sobre o diretor, é que ele terminou o colegial e ficou dando aulas de inglês, e depois de um tempo ele resolveu seguir a carreira artística.Isso ensina que nunca é tarde para seguir seus sonhos


    O Teatro Épico usa muitos instrumentais ligados à técnica narrativa do espetáculo, alguns deles são:o rompimento do tempo-espaço entre as cenas, o posicionamento do autor como um critico aos personagens,entre outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário acima é do aluno Daniel do 1ºB. Corrigido ....Abraços.

      Excluir
  44. 1-Oque mais me chamou atenção foi que ele começou a fazer teatro no colegio La Salle e no 1° colegial, também achei interessante que ele fez uma peça com a irmã dele,a peça se chamava "Um dia de semana qualquer",essa peça marcou o nascimento da Quadrilha de teatro Notívagos Burlescos.

    2- O teatro Épico é caracterizado por ser uma peça instrumental,que é ligada à técnica narrativa do espetáculo, os significados são :A interligação entre o público e atores e a música comunicando entre os dois, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a posição do ator como aquele que critica as ações da personagem que interpreta, e tparticipa da história.

    Bruno Leite
    nº5 1ºA

    ResponderExcluir
  45. 1-Para mim, o mais interessante foi perceber que seu inicio com o teatro aconteceu no Colégio La Salle, na serie em que estamos, e mesmo depois, se distanciando um pouco da carreira teatral continuava a frequentar o ensaio de seus amigos, e depois de algum tempo batalha e enfim segue seu sonho!
    2-A posiçao do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, e como um agente da história.

    Tatiana Aguiar n25 1a

    ResponderExcluir
  46. 1- Seus começo no La Salle foi um dos marcos mais importantes, para nós alunos, e isso faz dar mais vontade para estudarmos e tentarmos correr atras do que agente almeja ser.
    2- "a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, o posicionamento do ator como um crítico das ações da personagem que interpreta, e como um agente da história."* (*dados retirados do texto)
    Laura Yumi Yamaguti 1oA no18

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que nosso blog tenha dado a oportunidade para que vocês façam essa reflexão. Parabéns! beijinhos.

      Excluir
  47. 1- O que mais me chamou atenção é que Robert começou no teatro em nosso Colégio La Salle e que ele ja se interessava pelo teatro no 1° ano do ensino médio,e por ele sempre se esforçar e procurar melhorar suas técnicas teatrais,e se esforçar para ser uma pessoa melhor.

    2- As características mais marcantes do teatro épico de Brencht são:a ultilização de instrumentos ligados a narração do teatro,o personagem que se comunica diretamente com o público e a música como um comentário de suas ações.

    Matheus Biselli
    nº23
    1ºA

    ResponderExcluir
  48. 1. O que me deixou mais surpresa foi a garra e a sua determinação pelo teatro pela arte e as coisas que deixou de fazer para entrar no mundo do teatro,da cultura e da arte ele deixou de ir para viagens para se dedicar diretamente ao teatro.

    Carolina Carmello 1°b

    ResponderExcluir
  49. O teatro épico de Brecht conceitua-se em uma linguagem cênica e ainda existem conflitos sociais o teatro épico é instrumental ligado a narrativa do espetáculo onde tem a relação autor-público a ruptura de tempo e espaço o autor como crítico das ações da personagem além da existência de um narrador distanciado.

    Carolina Carmello 1°b

    ResponderExcluir
  50. 1) Me chamou a atenção o interesse de Robert pelo teatro logo no primeiro ano de ensino médio e a persistencia sobre o assunto que o fez crescer como profissional mais tarde além de incentivar outros.Ainda tendo começado no colégio La Salle de Botucatu nos mostra que nao é impossivel alcançarmos nossos objetivos quando eles ainda parecem distantes,todos podemos fazê-lo com persistencia.Mesmo sendo uma cidade do interior,onde o teatro ainda nao é bem incentivado quanto em grandes centros como Sao Paulo,Robert acreditou no crescimento do grupo Notívagos Burlescos e permaneceu em Botucatu.Além disso achei muito interessante tambem o fato de Robert ser bem eclético na questão artística,um ponto bem importante para quem segue nessa área.

    2)O teatro épico de Brecht traz em foco a musica comentando a açao,sendo essencial na peça,a comunicaçao direta do ator com o publico,que entretia e divertia a plateia assim como este sendo crítico a seu próprio personagen,a troca de cenas e de papéis entre os atores,entre outros.Alem disso,o teatro épico tras consigo muitos elementos visuais e não só literários, o que o torna mais comunicativo para o público moderno, acostumado ao cinema e à tevê.

    Laura Amaral.
    1C,nº13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Laura, quando queremos, podemos ultrapassar qualquer obstáculo. Muito boa sua reflexão. Beijinhos

      Excluir
  51. AS POSTAGENS PARA ESTA ENTREVISTA ESTÃO ENCERRADAS. PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM CONTRIBUINDO COM IDÉIAS QUE FRUTIFICARAM NOSSA DISCUSSÃO SOBRE O ASSUNTO.
    VEJO VOCÊS NA ENTREVISTA 03.
    ABRAÇOS A TODOS!

    ResponderExcluir