Caro vestibulando,
Conforme combinamos, segue nosso primeiro período artístico para
estudo. O período da arte rupestre que pertence a época pré histórica. Espero
receber suas dúvidas.
Abraços a todos!
Prof.ª
Leila Louzado
ARTE RUPESTRE
Na tentativa de reconstruir a arte da humanidade, os estudiosos recorrem a conjuntos de elementos, de fontes históricas que correspondem a todo material que nos permite conhecer a vida artística do homem desde os seus primórdios.
Assim,
pode-se afirmar que existiram duas descobertas (ações) que facilitaram o
desenvolvimento da arte na idade primitiva. A primeira (Homo Faber): o
homem começou a usar as mãos, nasce então o homem que fabrica seus utensílios
de caça e pesca. A segunda ( Homo Sapiens): foi a expressão, isto é, a
linguagem e todos os recursos cognitivos que um homem utiliza para se comunicar
com outro homem, surge então o homem que pensa.
Chamamos a arte pré histórica de
ARTE RUPESTRE e para maior compreensão destes primórdios da humanidade
dividimos este período em fases distintas. Estas são:
1ª Fase:
PALEOLÍTICO INFERIOR: conhecida como a idade da pedra lascada é considerada por
muitos estudiosos como um período de arte menor. O homem era nômade, caçador e
pescador e na arte retratava sua necessidade básica da sobrevivência, por este
motivo é que consideramos como arte a produção de instrumentos com pedras
lascadas utilizadas na caça e na pesca .
2ª.
Fase: PALEOLÍTICO SUPERIOR: conhecido como a idade da pedra intermediária, cuja,
muitos estudiosos o nomeiam como mesolítico. Período conhecido como arte maior
marcam as primeiras manifestações da pintura e escultura. O homem foi primeiro
escultor e depois pintor, dada a maior capacidade de abstração exigida pela
pintura. Neste período a arte retrata cenas do cotidiano. Nasce a religiosidade
como um SENTIDO MÁGICO que passa a reger os cultos da caça e seus extintos
elementares de preservação e procriação.
A)-
Escultura: Neste período aparecem figuras femininas volumosas bastante gordas talhadas em marfim, ossos e pedras que
estariam ligadas ao culto da fertilidade como símbolo de fecundação. No final
do período aparece a representação de animais.
Ex:
Vênus de Savignano Vênus
de Willendorf
B)-
Pintura: Marcado pelo figurativismo realista, reproduzia a imagem na sua
verdade visual, não deformando ou estilizando. Nas representações de animais,
observa-se a lei da frontalidade, na qual os mesmos são vistos de perfil. O
homem pré-histórico aplicava as tintas com as mãos, espátulas e pincéis
rudimentares, quando não empregava a técnica pistolar, onde enchia a boca de
tinta e soprava por um canudo de madeira ou ossos e produzia suas tintas a
partir de argilas coloridas, sementes, sangue e excrementos de aves, além da
cor preta que era obtida através da queima de ossos e madeiras. Os temas das
pinturas eram dominação dos animais pela crença dos poderes mágicos.
3ª.
Fase: NEOLÍTICO este período é conhecido como idade da pedra polida. O homem
domestica seus animais e torna-se pastor e agricultor. Começa a traçar metas de
organização, criam cerâmicas para guardar a colheita e constroem as primeiras
manifestações arquitetônicas. Deixa de ser monista para ser animista.
A)-
Arquitetura: marcada pelas construções palafíticas e megalíticas. As construções palafíticas são
habitações rústicas de madeira, reunidas em verdadeiras cidades erguidas sobre
pilotis (estacas resistentes e enterradas no lago ou as margens dos rios). Os
monumentos megalíticos são enormes construções de pedra toscamente lavrada utilizada
nos cultos aos mortos por causa da crença da imortalidade da alma. Estes são:
MENHIR
ou MENIR: blocos colocados verticalmente que são estátuas que representam
divindades.
Ex:
Menires de Carnac – França
CROMLECH
ou CROMLEQUES: são menires dispostos em círculo, utilizados como observatórios
astronômicos para o estudo do sol.
DOLMEN:
são formados por duas pedras verticais que sustentam a terceira colocada
horizontalmente . São túmulos, que mais tarde forma recobertos com terra, dando
origem ao tumulus romano.
Ex:
Domen de Gerona - Espanha
B)-
Escultura: Os escultores aprendem a cozinhar o barro e cresce a atividade dos
ceramistas, surgindo os vasos com motivos geométricos. Os artefatos tais como
facas, raspadores e machados ganha polimento com areia molhada e grande escala
de produção sendo utilizado como mercadoria de troca entre as aldeias.
C)-
Pintura: Surge o geometrismo de tendência abstrata, com isso a pintura torna-se
mais decorativa, observando-se uma completa revolução estilística. Neste
período os pintores tendem agora a simplificar, esquematizar, geometrizar,
substituindo, muitas vezes, as imagens visuais por símbolos e signos.
4ª
Fase: IDADE DOS METAIS Surgimento da metalurgia. O homem e o domínio do ferro, cobre e do bronze. Neste
período as cidades se organizam, o arado puxado por bois é inventado, assim
como, a roda e a escrita, através de criptogramas e ideogramas (conjuntos de
desenhos que transmitem uma idéia).
Bibliografia:
Battistoni,
D.F. PEQUENA HISTÓRIA DA ARTE. Campinas: Papirus, 2001
Bassegoda,
J.N. ATLAS DE HISTÓRIA DA ARTE. Rio de Janeiro, Ediciones Jover, 1977.
Oliveira
M.R. e Queiroz, S.S. ARTE PRIMITIVA . São Paulo: CEETEPS-CETEC, 2005
___________Pré
História – História geral – Brasil escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/idade-metais.htm.
__________Pré
história – História da arte. Imagens. Disponível em:
http:// www.historiadaarte.com.br/arteprehistorica.html
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