quinta-feira, 12 de abril de 2012

ARTE RUPESTRE


Caro vestibulando,
Conforme combinamos, segue nosso primeiro período artístico para estudo. O período da arte rupestre que pertence a época pré histórica. Espero receber suas dúvidas.
Abraços a todos!
                                                           Prof.ª Leila Louzado 

ARTE RUPESTRE


Na tentativa de reconstruir a arte da humanidade, os estudiosos recorrem a conjuntos de elementos, de fontes históricas que correspondem a todo material que nos permite conhecer a vida artística do homem desde os seus primórdios.
            Assim, pode-se afirmar que existiram duas descobertas (ações) que facilitaram o desenvolvimento da arte na idade primitiva. A primeira (Homo Faber): o homem começou a usar as mãos, nasce então o homem que fabrica seus utensílios de caça e pesca. A segunda ( Homo Sapiens): foi a expressão, isto é, a linguagem e todos os recursos cognitivos que um homem utiliza para se comunicar com outro homem, surge então o homem que pensa.
            Chamamos a arte pré histórica de ARTE RUPESTRE e para maior compreensão destes primórdios da humanidade dividimos este período em fases distintas. Estas são:

1ª Fase: PALEOLÍTICO INFERIOR: conhecida como a idade da pedra lascada é considerada por muitos estudiosos como um período de arte menor. O homem era nômade, caçador e pescador e na arte retratava sua necessidade básica da sobrevivência, por este motivo é que consideramos como arte a produção de instrumentos com pedras lascadas utilizadas na caça e na pesca .

2ª. Fase: PALEOLÍTICO SUPERIOR: conhecido como a idade da pedra intermediária, cuja, muitos estudiosos o nomeiam como mesolítico. Período conhecido como arte maior marcam as primeiras manifestações da pintura e escultura. O homem foi primeiro escultor e depois pintor, dada a maior capacidade de abstração exigida pela pintura. Neste período a arte retrata cenas do cotidiano. Nasce a religiosidade como um SENTIDO MÁGICO que passa a reger os cultos da caça e seus extintos elementares de preservação e procriação.
A)- Escultura: Neste período aparecem figuras femininas volumosas bastante gordas  talhadas em marfim, ossos e pedras que estariam ligadas ao culto da fertilidade como símbolo de fecundação. No final do período aparece a representação de animais.

Ex: Vênus de Savignano                                              Vênus de Willendorf
                                     

B)- Pintura: Marcado pelo figurativismo realista, reproduzia a imagem na sua verdade visual, não deformando ou estilizando. Nas representações de animais, observa-se a lei da frontalidade, na qual os mesmos são vistos de perfil. O homem pré-histórico aplicava as tintas com as mãos, espátulas e pincéis rudimentares, quando não empregava a técnica pistolar, onde enchia a boca de tinta e soprava por um canudo de madeira ou ossos e produzia suas tintas a partir de argilas coloridas, sementes, sangue e excrementos de aves, além da cor preta que era obtida através da queima de ossos e madeiras. Os temas das pinturas eram dominação dos animais pela crença dos poderes mágicos.

3ª. Fase: NEOLÍTICO este período é conhecido como idade da pedra polida. O homem domestica seus animais e torna-se pastor e agricultor. Começa a traçar metas de organização, criam cerâmicas para guardar a colheita e constroem as primeiras manifestações arquitetônicas. Deixa de ser monista para ser animista.
A)- Arquitetura: marcada pelas construções palafíticas e  megalíticas. As construções palafíticas são habitações rústicas de madeira, reunidas em verdadeiras cidades erguidas sobre pilotis (estacas resistentes e enterradas no lago ou as margens dos rios). Os monumentos megalíticos são enormes construções de pedra toscamente lavrada utilizada nos cultos aos mortos por causa da crença da imortalidade da alma. Estes são:
MENHIR ou MENIR: blocos colocados verticalmente que são estátuas que representam divindades.

Ex: Menires de Carnac – França


CROMLECH ou CROMLEQUES: são menires dispostos em círculo, utilizados como observatórios astronômicos para o estudo do sol.
DOLMEN: são formados por duas pedras verticais que sustentam a terceira colocada horizontalmente . São túmulos, que mais tarde forma recobertos com terra, dando origem ao tumulus romano.

Ex: Domen de Gerona - Espanha

B)- Escultura: Os escultores aprendem a cozinhar o barro e cresce a atividade dos ceramistas, surgindo os vasos com motivos geométricos. Os artefatos tais como facas, raspadores e machados ganha polimento com areia molhada e grande escala de produção sendo utilizado como mercadoria de troca entre as aldeias.
C)- Pintura: Surge o geometrismo de tendência abstrata, com isso a pintura torna-se mais decorativa, observando-se uma completa revolução estilística. Neste período os pintores tendem agora a simplificar, esquematizar, geometrizar, substituindo, muitas vezes, as imagens visuais por símbolos e signos.

4ª Fase: IDADE DOS METAIS Surgimento da metalurgia. O homem  e o domínio do ferro, cobre e do bronze. Neste período as cidades se organizam, o arado puxado por bois é inventado, assim como, a roda e a escrita, através de criptogramas e ideogramas (conjuntos de desenhos que transmitem uma idéia).

Bibliografia:

Battistoni, D.F. PEQUENA HISTÓRIA DA ARTE. Campinas: Papirus, 2001

Bassegoda, J.N. ATLAS DE HISTÓRIA DA ARTE. Rio de Janeiro, Ediciones Jover, 1977.

Oliveira M.R. e Queiroz, S.S. ARTE PRIMITIVA . São Paulo: CEETEPS-CETEC, 2005

___________Pré História – História geral – Brasil escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/idade-metais.htm.

__________Pré história – História da arte. Imagens. Disponível em: http:// www.historiadaarte.com.br/arteprehistorica.html

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