terça-feira, 10 de junho de 2014

ATIVIDADE PARA OS 9OS. ANOS

Pessoal!                                                                    PRAZO DE POSTAGEM: 12/06 Á 17/06

Lembrando que Elis Regina foi uma das maiores interpretes do Brasil e levando em consideração que ela cantou esta música em meio aos anos de chumbo da ditadura militar, assista o clip e depois resolva as atividades abaixo.

ATIVIDADE PROPOSTA:

Com base na melodia da música pesquise e responda com suas palavras:
1-  Quem foi Henfil e seu irmão? Qual a importância dos dois neste período?
2- Você consegue perceber alguma crítica nesta música? Explique qual.


Bom trabalho a todos pessoal! Qualquer problema me procurem...

Pro Leila

29 comentários:

  1. 1-Ambos foram importantes tanto historicamente quanto no meio social e político. Henfil era cartunista e usava sua arte para fazer críticas a ditadura e à liberdade de expressão que era proibida. E Betinho, sociólogo, foi um grande batalhador ao regime ditatorial. Em 1964, no golpe militar, manifestou-se contra a ditadura, sem esquecer das causas sociais, mas com o aumento da repressão, foi obrigado a se exilar no Chile.

    2-Sim, nessa música se fala muito do período da ditadura de como as pessoas não tinham liberdade de expressão, e os artistas sofriam muito com isso, já que se não respeitassem poderiam pagar até com a própria vida. Elis Regina canta em uma parte: Que sonha com a volta do irmão do Henfil com tanta gente que partiu. Mostrando a saudade dos irmãos que manifestavam-se contra a ditadura, que representavam o povo. E também das pessoas que morreram, ou que com qualquer deslize se machucavam, por causa dessa política com tantas repressões. E na esperança que tinham, que tivessem a liberdade de expressão novamente “o show de todo artista tem que continuar”.

    Daniela Pires de Moraes 9°B n°04

    ResponderExcluir
  2. 1- Henrique de Sousa Filho (Henfil) foi um cartunista muito visado pelo regime. Assim como seus dois irmãos Betinho (sociólogo) e Chico (músico).
    Foram fundamentais na luta contra o autoritarismo e contra os males sociais que afligia a população brasileira.
    2- Sim, é uma critica contra o governo ditatorial , pois as pessoas eram mortas na maioria das vezes por fazerem oposição ao governo ou em outros casos eram mortos, torturados e etc. Pois o governo achava que a atitude de pessoas estavam fazendo critica a ele.

    ResponderExcluir
  3. 1- Henfil foi um cartunista que viveu nasceu em 1944 e seu irmão, Betinho (Herberto José de Sousa) foi um sociólogo. Na época da ditadura, os dois fizeram muitas oposições contra o governo. Henfil fazia quadrinhos criticando os políticos e deixando claro que queria a democratização do Brasil; Betinho se opôs ao governo e teve que se retirar do país nessa época. E nessa música gravada pela Elis Regina, foi chamado de "irmão do henfil".
    2- Sim, nessa música há varias críticas contra a ditadura militar. Porém, suas críticas estão "escondidas" atrrás de metáforas, como quando ela diz: "Azar!
    A esperança equilibrista
    Sabe que o show
    De todo artista
    Tem que continuar", ela esta dizendo que os artistas estão revoltados com o que esta acontecendo e estão se expressando pela arte. E que o povo brasileiro esta em uma corda bamba, que a qualquer momento pode se desequilibrar e cair, pode desobedecer uma ordem e ser executado.
    Thaís - 9°B - N° 30

    ResponderExcluir
  4. 1-Henfil e seu irmão Herbert de Souza, "Betinho", lutaram contra a ditadura no Brasil. Betinho era um sociólogo, voltado para causas sociais e políticas. Ajudou na fundação da Ação Popular (AP), que tinha como objetivo a implantação do socialismo no Brasil. Criou também a Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), que tinha como propósito averiguar a condições sociais econômicas e políticas brasileiras. Em 1964 durante o golpe militar, foi exilado. Henfil era cartunista e a partir de 1969 começou a trabalhar para o semanário Pasquim, onde através de suas tirinhas retratava ironicamente a situação social e política do país na época. Seu trabalho foi muito importante na luta contra a ditadura, visando à anistia dos presos políticos.
    2-Sim, ela faz uma crítica a ditadura. No trecho onde ela diz sobre a volta do irmão do Henfil e as pessoas partindo num rabo de foguete, é uma referencia aos presos políticos, tendo que fugir rapidamente do país, com medo de serem torturados ou até mortos.

    ResponderExcluir
  5. 1)Henfil e seu irmão foram: jornalista e sociólogo respectivamente, os dois morreram de AIDS apos contrair a doença em uma transfusão de sangue que tinham q fazer frequentemente já que eles tinha hemofilia. Foram importantes já que ambos combateram a ditadura militar.
    2)Sim existem muitas parte na musica que são criticas a ditadura militar como por exemplo a parte de henfil e seu irmão entre muitas outras que a cantora cita o Brasil.

    Laura Gomes nº19 9ºA

    ResponderExcluir
  6. 1- Henfil e seu irmão eram contrários ao governo militar, que na época era sinônimo de exílio, principalmente para pessoas influentes, como filósofos, artistas, músicos, sociólogos, etc...
    2- Há uma crítica na música para os militares, que não davam liberdade às pessoas para pensar como quiserem, pois eram ameaçadas com exílios e tortura; a música, então, traz essa crítica ao estilo de governo.

    Nome: Luís Guilherme Nº: 23 9º A

    ResponderExcluir
  7. 1- Henfil foi um ilustrador na época da ditadura,seu irmão Hebert foi ativista da causa dos direitos humanos brasileiros.Sua importância Betinho como era conhecido acabou contraindo Aids após uma transfusão de sangue,devido a doença ele fundou a Associação Brasileira de Interdisciplinar de Aids.
    2- Sim eu percebo a crítica sobre a morte do irmão do Henfil que morreu de Aids,e sobre todos aqueles que também morreram.


    Ana Letícia Oliveira Pascuim
    N° 1
    9° A

    ResponderExcluir
  8. Meus queridos,
    Publiquei todos os comentários pendentes. Olhem na lista!
    Não se esqueçam que vou fechar a publicação as 18 horas de amanhã, dia 16.
    Bom trabalho a todos!
    Pro Leila

    ResponderExcluir
  9. 1- Henfil foi um cartunista e seu irmão Herbert foi sociólogo, ambos eram contra o autoritarismo e foram fundamentais na luta contra ele, Henfil usava a arte para criticar a ditadura Herbert se mobilizou contra a ditadura, porém. Com o aumento da repressão, foi obrigado a se exilar no Chile.
    2- Sim, há várias críticas, mas de forma figurada, mostra como as pessoas não tinham liberdade de expressão e como as pessoas eram ameaçadas e as vezes ''desaparecidas''

    ResponderExcluir
  10. Henfil era cartunista e seu irmão sociólogo, lutavam contra a ditadura no Brasil ambos morreram de AIDS por uma transfusão de sangue. Eles sofriam de hemofilia por isso precisavam de transfusões constantes.

    Sim, tem várias criticas, mas a maioria delas estão escritas através de metáforas.

    ResponderExcluir
  11. 1-Henfíl foi um cartunista político, ele e e seu irmão contraíram AIDS no começo da epidemia da doença no país, e morreram.
    2- Sim, há várias críticas à ditadura, devido à falta de liberdade das pessoas, entre elas os artistas.

    Laís Lazaro, 16, 9ºA

    ResponderExcluir
  12. 1-Henfil foi um cartunista muito visado pelo regime. Assim como seus dois irmãos Betinho (sociólogo) e Chico (músico).
    Eles lutaram contra o autoritarismo e contra as injustiças sociais que prejudicavam a população brasileira com a ditadura militar.

    2- Sim há critica. O bêbado e a equilibrista, de João Bosco e Aldir Blanc, é um exemplo de critica contra a falta de liberdade no período da ditadura, que era necessária para criar sua arte. Nessa musica encontramos partes que parodiam na forma de um samba-enredo uma cena patética em que os dois personagens, o bêbado e a equilibrista, movimentam-se ridiculamente num fim de tarde sombrio. Em outra parte usa-se conscientemente o mau-gosto e o lugar comum para expressar a critica a uma realidade indesejada. Elis Regina deu o brilho necessário para que para que a música se consagrasse, e até hoje é cantada com a mesma reverencia da época.

    ResponderExcluir
  13. 1- Henfil foi um cartunista político. Ele tinha dois irmaos: Betinho e Chico Mário, e eles eram muito visados pelo regime. Os três morreram de Aids.
    Betinho foi um sociólogo que sempre defendia reformas. Foi obrigado a se exilar no Chile em 1971. Voltou ao Brasil em 1979 como Anistiado.
    Ambos são exemplos das pessoas que morreram na época da ditadura.
    2- Sim, a musica critica o periodo ditatorial, mostrando indiretamente como as pessoas n tinham liberdade de expressao, e como morriam com tanta frequencia só pelo governo achar que estavam fazendo algum tipo de oposição.

    Mariana Moura nº 22, 9ºB

    ResponderExcluir
  14. Pessoal!
    Publiquei todos as postagens até as 22:33. Agora só amanhã!
    Boa noite a todos!
    Pro Leila

    ResponderExcluir
  15. 1- Henfil foi um cartunista político e seu irmão Betinho foi um sociólogo. Na época da ditadura, os dois fizeram muitas oposições contra o governo. Henfil fazia quadrinhos criticando os políticos e deixando claro que queria a democratização do Brasil;Betinho foi exilado no Chile em 1971 e voltou ao Brasil como anistiado em 1979.
    2-Sim, a musica critica o periodo ditatorial,alegando indiretamente como o povo não tinha liberdade de expressão e como morriam frequentemente por causa do governo achar que estavam fazendo oposição.
    Lucas Spinelli Nº17 9ºB

    ResponderExcluir
  16. 1-Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil foi um cartunista,e tinha dois irmaos;Betinho (sociólogo) e Chico (músico),Henfil e Betinho faziam fortes oposiçoes ao governo,Henfil passou toda sua vida defendendo o fim do regime ditatorial pelo qual o Brasil passava,Betinho foi obrigado a se exilar no Chile em 1971 e só retornou ao Brasil em 1979,ambos contraíram AIDS em uma das transfusoes de sangue (sofriam de hemofilia) e faleceram.Lutaram a favor da população brasileira que era muito prejudicada durante a ditadura logo foram figuras muito importantes.
    2-Sim,a musica critica o período pelo qual Brasil passou (1964 a 1985) a ditadura.estao em forma de metáforas,critica a falta de liberdade das pessoas da época,que por sua vez nao podiam pensar da forma que desejavam ou eram ameaçadas para irem ao exílio por exemplo,morriam torturados constantemente.
    Fernanda Borgatto número 7, nono ano B

    ResponderExcluir
  17. 1- Henfil foi um cartunista e seu irmão, Betinho, foi um sociologo. Ambos faziam oposição ao governo ditatorial. Betinho foi exilado do pais, e morou no Chile, Canada e no México. 2- Sim, a musica critica a ditadura militar, mas não de uma forma direta. Elis Regina usou metáforas para se expressar, assim como vários outros cantores usavam naquela época, pois se não usassem podia ser exilados, como Betinho, o irmão de Henfil.

    ResponderExcluir
  18. 1- Henfil era cartunista e seu irmão Herbert era sociólogo, os dois eram contra ao governo militar, eles tinham hemofilia, precisando de transfusões de sangue constantes, assim ele pegaram AIDS e morreram.

    2-Existem várias críticas na música, a maioria está em forma de metáfora, uma delas é a crítica ao estilo de governo, que não dava liberdade as pessoas.

    ResponderExcluir
  19. 1- Henfil nasceu em Ribeirão das Neves e cresceu na periferia de Belo Horizonte, onde frequentou um curso superior de Sociologia, que abandonou depois de dois meses. O início de sua carreira de cartunista e quadrinista foi na Revista Alterosa, de Belo Horizonte, a convite do editor e escritor Robert Dummond, onde nasceram suas personagens mais famosas, "Os Fradinhos". Sua marca registrada: um desenho humorístico, crítico e satírico, com personagens tipicamente brasileiros e que retratavam as situações da época. Tinha mais 2 irmãos, Betinho e Chico (que morreram no período ditatorial). Henfil teve uma atuação marcante nos movimentos políticos e sociais do país, lutando contra a ditadura, pela democratização do país, pela anistia aos presos políticos e pelas Diretas Já.


    2- Sim, a letra é da época da anistia, do final da ditadura militar, tem referências aos exilados ("tanta gente que partiu num rabo de foguete"), e às vítimas da ditadura "choram Marias e Clarisses no solo do Brasil", e à esperança de um futuro democrático. As pessoas eram repreendidas, não tinham opinião e nem liberdade, podiam morrer por motivos mínimos ou até mesmo sem motivos.


    Yasmin Guimarães
    Nº 32
    9ºB

    ResponderExcluir
  20. 1- Henfil foi um cartunista, desenhista e jornalista. Produziu diversas caricaturas políticas durante a ditadura, trabalhando em alguns jornais da época. Faleceu após uma transfusão de sangue, adquirindo o vírus da AIDS. Seu irmão, Betinho, foi um sociólogo e defensor dos direitos humanos brasileiros. Mobilizou-se contra o golpe de 64, e acabou sendo exilado ao Chile. Também foi vítima da AIDS.
    2- A música faz uma crítica à falta de liberdade de expressão durante o período. Antigamente, as pessoas, inclusive filósofos, sociólogos, músicos, eram torturadas caso criticassem, seja direta ou indiretamente, o regime militar. Diversos artistas e compositores tiveram suas obras censuradas e alguns foram até perseguidos.

    ResponderExcluir
  21. 1- Henfil foi um cartunista e seu irmão, Betinho, foi um sociologo. Ambos faziam oposição ao governo ditatorial. Betinho foi exilado do pais, e morou no Chile, Canada e no México. 2- Sim, a musica critica a ditadura militar, mas não de uma forma direta. Elis Regina usou metáforas para se expressar, assim como vários outros cantores usavam naquela época, pois se não usassem podia ser exilados, como Betinho, o irmão de Henfil.
    Nome:Matheus Branco Evangelista 9B

    ResponderExcluir
  22. 1- Henfil era cartunista e seu irmão Herbert era sociólogo, os dois eram contra ao governo militar, eles tinham hemofilia, precisando de transfusões de sangue constantes, assim ele pegaram AIDS e morreram.

    2-Existem várias críticas na música, a maioria está em forma de metáfora, uma delas é a crítica ao estilo de governo, que não dava liberdade as pessoas.
    Nome:Gabriel B Evangelista 9B

    ResponderExcluir
  23. 1- Henfil (1944-1988) foi um cartunista, jornalista e escritor brasileiro, seu irmão, Betinho, foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro.
    Henfil teve uma atuação marcante nos movimentos políticos e sociais do país, lutando contra a ditadura e pela democratização do país.
    Betinho exerceu grande luta contra a ditadura, atuando em organizações para combater o regime político implantado, motivo pelo qual foi exilado, indo morar em vários países como Chile, Canadá e México.

    2- Sim, a música critica o período ditatorial,um momento de intensa repressão ideológica e consequente perseguição política. Por isso era preciso que os artistas usassem linguagens metafóricas, para que suas obras não fossem censuradas.

    Mariana Domingues n°21
    9°B

    ResponderExcluir
  24. 1- Henfil foi um cartunista e seu irmão, Betinho, foi um sociologo. Ambos faziam oposição ao governo ditatorial. Betinho foi exilado do pais, e morou no Chile, Canada e no México. 2- Sim, a musica critica a ditadura militar, mas não de uma forma direta. Elis Regina usou metáforas para se expressar, assim como vários outros cantores usavam naquela época, pois se não usassem podia ser exilados, como Betinho, o irmão de Henfil.
    Tatiane Camargo numero 29

    ResponderExcluir
  25. Henrique de Souza Filho foi um quadrinista, cartunista, jornalista e escritor brasileiro. Hefil tinha dois irmãos Betinho e Chico Mário. Henrique e Betinha faziam oposição ao governo. Betinho foi obrigado a se exilar no Chile, porque defendia o fim do regime ditatorial no Brasil. Os dois contraíram aids. Eles lutavam pelo povo brasileiro e foram pessoas importantes nessa luta.
    2- A crítica que existe na música é contra o periodo de ditadura que o brasil viveu. Essas críticas estão em formas de metáforas.
    Giovanna, número 10, 9 ano B.

    ResponderExcluir
  26. "O Bêbado e a Equilibrista" é uma das mais famosas músicas que berraram nos ouvidos da covarde ditadura que assolou o Brasil de 1964 a 1985. A música foi composta por Aldir Blanc e João Bosco e lançada no LP "Linha de Passe", em 1979 e gravada por Elis Regina, voz que deu forma à música e ficou conhecidíssima.
    Betinho, sociólogo, ativista pelos direitos humanos, perseguido e exilado na época do regime militar, era irmão do, também genial, Henrique de Souza, o cartunista Henfil, um critico da ditadura, que foi apresentado ao compositor Aldir Blanc por sua amiga, a cantora Elis Regina, no verão de 1975, iniciando assim uma boa amizade. Ambos tinham hemofolia, necessitando de transfusões de sangue, e assim pegaram AIDS e mais tarde morreram.
    Henfil enchia o amigo de suas memórias ao Betinho, exilado desde 1971. João Bosco, sensibilizado com o falecimento de Charlie Chaplin, compôs uma melodia e mostrou ao Aldir. Esse letrou a música e fez uma homenagem ao "irmão de Henfil", em incentivo a uma nação reprimida, e assim a imagem de Betinho se formou com força.
    Herbert de Souza, o Betinho, ouviu pela primeira vez a canção, na doce voz de Elis, exilado no México. Seu irmão o telefonou dando um recado: "Mano velho, prepare-se! Agora nós temos um hino e quem tem um hino faz uma revolução!". Dito e feito!
    A campanha pela anistia irrestrita foi a primeira movimentação nacional que obteve sucesso desde o início da sangrenta ditadura militar no Brasil. Vários manifestos ocorreram no mundo inteiro, inclusive a Conferência Internacional da Mulher, no México, que fez de 1975 o Ano Internacional pela Anistia.
    Em 1979, Betinho desembarcou no Aeroporto de Congonhas e se deparou com uma manifestação: Cerca de duzentas pessoas cantavam "O Bêbado e a Equilibrista".
    Como a doce adjetivação da esperança - equilibrista - existem muitas possibilidades para as geniais - e geniosas - metáforas de Aldir Blanc. Como a de que as "estrelas" seriam generais e "céu", a prisão.

    Maria Antônia- nº25, 9ºA

    ResponderExcluir
  27. 1- Henfil foi um cartunista, e seu irmão Betinho, foi um sociólogo, tiveram papéis importantes na luta contra a ditadura no país, porém morreram de AINDS devido as transfusões de sangue que precisavam por terem hemofilia.

    2- Sim, a música critica o periodo da ditadura, mas de forma disfarçada devido a censura que o governo impunha. Nessa época, as pessoas nao tinham liberdade de expressão.

    Danyele
    Número: 07 9ºA

    ResponderExcluir
  28. Isabella Machado n* 15 nonoA
    1-Henfil (cartunista) e seu irmão mais conhecido como Betinho (sociólogo) eram grandes opositores a ditadura militar, Henfil com seus desenhos criticava os militares e Betinho foi exilado para o Chile mas foi anistiado e voltou para o Brasil, ambos lutavam pelos direitos humanos e contra a ditadura, e os dois sofriam de hemofilia e após uma transfusão de sangue ambos pegaram AIDS, e vieram a falescer.
    2-Sim, ma música a criticas porém feita em formas de metáforas, já que seus pensamentos não podiam ser expostos, pois os militares maltratavam e matavam qualquer tipo de oposição, criticavam a ditadura e a forma como o governo abusava de sua autoridade outorgada.

    ResponderExcluir
  29. Henfil foi um desenhista, jornalista e escritor e após um transfusão de sangue, acabou contraindo o vírus da Aids.
    Hebreu José de Sousa, irmão de Henfil, conhecido como betinho foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiros. Concebeu e dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.
    Eles foram importantes no engafamento político na resistência a ditadura militar no Brasil, lutando pela democratização do país, pela anistia dos presos políticos.
    A musica faz referência as vítimas da ditadura e a esperança de um futuro democrático.

    ResponderExcluir